A
inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus
familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade, é acolher todas as
pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe
social e condições físicas e psicológicas. O termo é associado mais comumente à
inclusão educacional de pessoas com deficiência física e mental.
Mas
o que é de fato a inclusão? O que leva as pessoas a terem entendimentos e
significados tão diferentes?
O
adjetivo ”inclusivo" é usado quando se busca qualidade para todas as
pessoas com ou sem deficiência.O termo inclusão já trás implícito a idéia de
exclusão, pois só é possível incluir alguém que já foi excluído. A inclusão
está respaldada na dialética inclusão/ exclusão, com a luta das minorias na
defesa dos seus direitos.
A
idéia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e
valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer
sociedade.
O
paradigma da inclusão vem ao longo dos anos, buscando a não exclusão escolar e
propondo ações que garantam o acesso e permanência do aluno com deficiência no
ensino regular.
Outro
aspecto a ser considerado é o papel do professor, pois é difícil repensar sobre
o que estamos habituados a fazer, além do mais a escola está estruturada para
trabalhar com a homogeneidade e nunca com a diversidade.A tendência é focar as
deficiências dos nossos sistemas educacionais no desenvolvimento pleno da
pessoa, onde se fala em fracasso escolar, no déficit de atenção na
hiperatividade e nas deficiências onde o problema fica centrado na
incompetência do aluno. Mas a preparação da escola não deve ser apenas dentro
da sala de aula: alunos com deficiência física necessitam de espaços
modificados, como rampas, elevadores (se necessário), corrimões e banheiros
adaptados. Engrossadores de lápis, apoio para braços, tesouras especiais e
quadros magnéticos são algumas tecnologias assistivas que podem ajudar o
desempenho das crianças e jovens com dificuldades motoras. Isso é cultura na
escola.Temos que refletir sobre a educação em geral para pensarmos em inclusão
da pessoa com deficiência.
Para
o processo de inclusão escolar é preciso que haja uma transformação no sistema
de ensino que vem beneficiar toda e qualquer pessoa, levando em conta a
especificidade do sujeito e não mais as suas deficiências e limitações.
Por Caroline
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